O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) referente a 2021 voltará a ser obrigatório em Minas Gerais a partir do próximo ano.
Por Samara Tibúrcio
Foi publicado no último dia 7 de dezembro no Diário Oficial do Estado pelo governo de Minas Gerais que com o fim da Portaria n° 584, de 25 de junho de 2021 que suspendeu a obrigatoriedade do CRLV 2020 e que com a diminuição dos números da pandemia ocasione assim o fim do período de calamidade pública em razão do Coronavírus, sendo assim, os condutores deverão portar o Certificado de Registro e Licenciamento com a vigência de 2021 já partir de 1° de janeiro de 2022.
Com o fim da portaria os condutores dos veículos ao circularem precisam estar com os seguintes documentos:
- Certificado de Registro e Licenciamento 2021 ou 2022 no formato impresso ou digital;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no formato impresso ou digital;
Os proprietários de veículos que ainda não possuem o CRLV de 2021 precisam acessar o site do Detran para verificar a situação relacionada ao IPVA, ao seguro obrigatório, à Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo e eventuais multas.
O porte do documento pode ser dispensado em casos que o responsável pela fiscalização tenha condições de pesquisar as informações no sistema, contudo é recomendável que o condutor possua sempre a documentação, para que caso ocorra alguma eventualidade no sistema não ocorra nenhum problema quanto à fiscalização.