Donos de carros não precisarão pagar DPVAT em 2022

Isenção será possível pelo fato de haver excedente de recursos na operação DPVAT suficiente para arcar com a cobertura do seguro no próximo ano.

Por Samara Tibúrcio

Em reunião realizada na última sexta-feira (17) pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) foi aprovado conforme proposto pela Superintendência dos Seguros Privados (Susep) a manutenção do prêmio zero para o seguro DPVAT 2022.

A isenção do seguro se baseia no fato de haver excedente de recursos na operação DPVAT suficiente para custear os gastos do seguro no ano que vem. O remanescente da verba é a junção dos prêmios pagos pelos proprietários de veículos ao longo dos anos e será destinado ao pagamento das indenizações por acidentes de trânsito ao longo do tempo. 

Em nota a CNSP informou, “Vale lembrar que caso tais medidas não tivessem sido tomadas, o que incluiu a transferência do excedente de recursos de cerca de R$ 4,3 bilhões do Consórcio das seguradoras que integravam a Seguradora Líder para o FDPVAT (fundo administrado pela Caixa Econômica Federal) em fevereiro de 2021, a sociedade estaria pagando valores elevados para custear as coberturas do Seguro DPVAT nesse período”. 

Se tal medida não tivesse sido aprovada os motoristas pagariam valores entre 10 e 600 reais para custear as coberturas do seguro, os valores variam de acordo com a região do país e categoria dos veículos.

Deixe um comentário