Novo modelo de CNH é adotado no Brasil a partir de junho de 2022

Motoristas que possuem o documento não precisam realizar a mudança imediatamente para a nova CNH.

Por Samara Tibúrcio

Foi publicada na última quinta-feira (23) a Resolução 886/2021 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) com o novo modelo de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que entra em vigor no país a partir de junho de 2022.

A princípio o modelo será emitido aos condutores que irão renovar a habilitação e para quem tirou a carteira nesse período. Motoristas que já possuem habilitação não precisam fazer a troca imediatamente. 

Além da mudança de visual, o novo documento terá as cores verde e amarela de forma bastante predominante. A nova CNH será impressa em papel moeda em tamanho 85 x 120 mm e entre os elementos de segurança estão a fabricação com tinta UV, faixas reflexivas e marca d’água. O documento é válido somente em território nacional, mas terá escrito as palavras “Driving licence” e “permis de conduire”.

A CNH irá conter a letra P para indicar que o motorista tem permissão para dirigir e a letra D para indicar que o motorista já tem a permissão definitiva para dirigir. Em um campo específico será informado as restrições médicas e se é exercício de atividade remunerada.

Serão marcadas na habilitação quais as categorias a pessoa está apta a dirigir e um quadro com as imagens dos automóveis e a letra correspondente à categoria.

De acordo com a resolução, agora os veículos são divididos em 14 categorias numa combinação de letras A, B, C e D e algumas opções com o número 1. Sendo assim, a categoria E não existirá e sim a CE ou C1E.A categoria B permanece inalterada, contudo haverá a adição das categorias B1 e C1. No caso de habilitação de moto aparece a opção A1 para motos de grande porte. Provavelmente novos detalhes e esclarecimentos devem ser feitos até junho de 2022.

Deixe um comentário